Para se inscrever nas Oficinas é necessário, apenas, escolher a Oficina desejada no momento da inscrição.
Tabela Organizacional das Oficinas:
Dia
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Horário/sala
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Oficina
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02/10 –
6ª feira
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10h às 12h30
(Sala 112)
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Oficina 1 – Voz/corporeidade
e criação sonoro-musical
Responsável: Consiglia Latorre
– Universidade Federal do Ceará
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02/10 –
6ª feira
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10h às 11h30
(Sala 114)
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Oficina 3 – Da
exploração à improvisação: práticas criativas com a flauta doce
Responsável: Cláudia Freixedas
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02/10 –
6ª feira
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11h30 às 13h
(Sala 114)
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Oficina 5 – Músicas
indígenas: Pesquisa e prática
Responsáveis: Magda Pucci e Berenice de
Almeida
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02/10 –
6ª feira
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11h30 às 13h
(Sala 108)
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8 – Oficina
de Musicografia Braille: estratégias metodológicas em educação musical de
cegos
Responsável: Isabel Bertevelli
– Coordenadora Pedagógica do
Instituto Padre Chico
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03/10 – Sábado
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10h às 11h30
(Sala 201)
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Oficina 6 – Os
jogos de improvisação na proposta pedagógica de Hans-Joachim Koellreutter
Responsável: Teca Alencar de Brito
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03/10 – Sábado
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10h às 11h30
(Sala 108)
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Oficina 7 – Música
de brincar: brincadeiras musicais para a primeira infância
Responsáveis: Shauan Bencks, Rodrigo Martins Garcia e Eric Brandão
– Casa do
Brincar
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03/10 – Sábado
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10h às 11h30
(Sala 403)
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Oficina 9 – Brincando
com o corpo: vivências de escuta e movimento expressivo
Responsável: Ilza Zenker Leme Joly
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Para conhecer mais acerca dos oficineiros, bem como saber a proposta da Oficina, leia as ementas e currículos a baixo:
Oficina 1 – Voz/corporeidade e
criação sonoro-musical
Responsável: Consiglia Latorre – Universidade
Federal do Ceará
Data da Oficina: 02 de outubro de 2015 – De às 10h até 12h 30min
Ementa: Esta oficina visa um encontro com
a re-descoberta da voz, numa
abordagem orgânica, proporcionando a cada pessoa um encontro com sua própria
sonoridade, seu ritmo, partindo da pesquisa e exploração de movimentos
conectados com som vocais. Durante o encontro, corpo e voz são trabalhados como
veículos de uma expressão sonora autêntica, desenvolvendo a capacidade criativa
individual e em grupo.
Consiglia Latorre: Cantora e compositora, Consiglia
Latorre iniciou carreira, em São Paulo, nos anos 80. Foi vocalista dos
compositores brasileiros Toquinho
e Chico Buarque. Como solista e
compositora realizou, entre outros, o show Em
Torno do Tom, com as composições de Tom Jobim e gravou o CD solo, Tempo da Delicadeza, entre outros. Estagiou
no THE HOUSE FOUNDATION OF ART em NY,
com a artista multimídia Meredith Monk.
De 1992 a 2002
coordenou o Depto de Canto popular da Universidade
Livre de Música Tom Jobim e foi professora de canto no Curso de Música
Popular na Unicamp.
Mestre,
na área de música, Unesp-SP e Doutora em Educação Musical pela UFC-CE, aonde é professora
adjunta do Instituto de Cultura e Arte. Colabora com artista-docente em
residências artísticas voltadas para a educação musical no âmbito a formação
humana, na Fundação Gulbenkian em Lisboa, desde 2012.
Oficina 3 – Da exploração à
improvisação: práticas criativas com a flauta doce
Responsável:
Cláudia Freixedas
Data
da Oficina: 02 de Outubro de 2015 – De 10h às 11h 30min
Ementa:
Esta
oficina pretende promover uma vivência com as possibilidades expressivas da
flauta doce. A partir de atividades de exploração sonora com a flauta doce e
dos resultados sonoros obtidos realizar jogos de improvisação e de escuta,
composições, arranjos, além de uma aproximação com técnicas e repertório
contemporâneos.
Integraremos momentos de reflexão e
discussões a partir dos elementos vivenciados, permitindo uma assimilação mais
consciente e uma troca entre as experiências individuais e as atividades
apresentadas.
Público
alvo: Professores de Educação Musical e estudantes de música
que tenham interesse em didática instrumental.
Cada participante deverá ter 1 flauta doce
(podendo ser soprano, contralto, tenor , baixo ou sopranino)
Claudia
Freixedas: Educadora musical e
flautista doce, formada pela Universidade de São Paulo, com especialização em
Música Barroca no Conservatório Real de Haia e Mestre pela ECA-USP. Gerente
Pedagógica da Associação amigos do Guri, Professora na Faculdade Integral
Cantareira-SP e integrante da equipe pedagógica do Projeto Brincadeiras
Musicais da Palavra Cantada. Atua como flautista doce em diversos grupos
musicais. Lecionou na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA-SP) de 2000
a 2012.
Vem participando de
Seminários e Congressos, no Brasil e exterior, apresentando trabalhos relativos
às pesquisas relativas a práticas criativas no ensino de flauta-doce. Como
concertista atua em vários grupos como: Quarteto
Fontegara, Trio Sospirare, Doce
Fole e Doces Diálogos que se apresentam em diversas salas de concerto executando
repertório de Música Antiga, Popular Brasileira e Contemporânea. Em 2009 gravou
um DVD junto ao Quinteto Sopro Novo Yamaha, tendo realizado mais de 80
concertos por todo o Brasil.
Oficina 5 – Músicas indígenas:
Pesquisa e prática
Responsável: Magda
Pucci e Berenice de Almeida
Data da Oficina: 02 de Outubro de 2015 – De 11h 30min às 13h
Ementa: Nesta
oficina, realizaremos uma prática musical com repertório indígena, abordando
músicas de alguns povos como Kambeba, Paiter Suruí, Kaingang, Krenak entre
outros. Por meio dessa prática, pretendemos estimular a reflexão sobre a grande diversidade cultural do Brasil e
desmitificar a ideia de que as músicas indígenas são todas iguais. Atividades
como cantar em diferentes línguas indígenas, entrar em contato com conteúdos
mitológicos, ouvir o som de determinados instrumentos, perceber a forma como a
música se insere na vida cotidiana indígena fazem parte da prática musical a
ser desenvolvida nessa oficina. Em paralelo à prática, desenvolveremos uma
reflexão sobre o papel da oralidade nessas tradições, que se encontra ligada
intrinsecamente à musicalidade, proporcionando assim, uma experiência das
nossas mais remotas origens, além de também propor possíveis formas de
utilização do repertório indígena em sala de aula.
Magda Pucci - Magda Pucci é musicista e pesquisadora da música de vários povos. Formada em
Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
(ECA-USP), é mestre em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (PUC-SP) e doutoranda em Creative
Arts and Performance pela Universidade de Leiden na Holanda. É diretora
musical do grupo Mawaca há 18 anos, onde desenvolve extensa pesquisa de repertório
multicultural aplicada à prática musical. O Mawaca tem seis CDs e quatro DVDs
lançados e se vem se apresentando em diversos países. Seu mais recente
espetáculo ‘Pelo mundo com Mawaca’ se volta para o universo infantil. Produziu
e apresentou o programa de rádio Planeta
Som por 13 anos (USP-FM e Multikulti na Alemanha e Suécia), implantou o
curso de canto do projeto social “Meninos do Morumbi” e coordenou os projetos
“Orquestra Mediterrânea” (SESC) e “Grupo de Refugiados” do SESC Carmo. É autora
do livro didático Outras terras, outros
sons (Callis) com Berenice de Almeida, De
todos os cantos do mundo (Cia. das Letrinhas) com Heloisa Prieto, A Floresta Canta – Uma expedição sonora por
terras indígenas do Brasil (Peirópolis) e a Grande Pedra (Saraiva) em parceria com Berenice de Almeida. Também
dá palestras, oficinas e cursos de músicas do mundo e música indígena
brasileira há mais de 10 anos.
Berenice de Alemida - Educadora Musical e pianista,
formada pelo Departamento de Música da ECA -USP. É mestranda em Educação
musical sob orientação de Teca Alencar de Brito, na ECA – USP. Publicou o livro
“Música para crianças: possibilidades para a Educação Infantil e o Ensino
Fundamental” da Coleção Como eu ensino (Melhoramentos, 2014); em parceria com
Gabriel Levy, cinco livros do professor da Coleção “Brincadeiras Musicais da
Palavra Cantada” (Melhoramentos, 2010 ) e dois livros do professor da Coleção
“Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada” (Melhoramentos, 2012 ). Em
parceria com Magda Pucci, escreveu o
livro “A Floresta canta: uma expedição sonora do Brasil” (Peirópolis, 2014); o
artigo “Músicas do Mundo” in: A Música na Escola (Allucci & Associados
Comunicações, 2012 ) e o livro “Outras Terras, Outros Sons” ( Callis, 2003
). Foi parecerista na elaboração do
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil na área de Música
(MEC-2000) e administrou o grupo La Voz
de los Niños , atividade acadêmica do FLADEM Fórum Latino-Americano de
Educação Musical (2012 ). Atualmente, participa do Núcleo de Criação e da
Equipe Formativa do Programa de Capacitação “Brincadeiras Musicais da Palavra
Cantada”. Desde 1990 até os dias atuais, desenvolve um trabalho de iniciação musical
e iniciação ao piano com crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística
(EMIA), de São Paulo (SMCSP) e ministra cursos e oficinas de formação musical
para professores de Educação Infantil e Fundamental em escolas e instituições
ligadas à educação.
Oficina 6 - Os jogos de improvisação na proposta pedagógica de Hans-Joachim Koellreutter
Responsável: Teca Alencar de Brito
Data da Oficina: 03 de outubro de 2015 – De 10h às 11h 30min
Ementa: A Oficina abordará os princípios pedagógico-musicais norteadores da proposta de educação musical desenvolvida por Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005), propondo a realização de alguns jogos de improvisação que trabalham com conceitos e aspectos musicais e humanos diversos.
Atua como oficineiro pela Secretaria de Cultura do Município de Osasco/SP, com oficinas de produção musical, e também na rede SESC, com oficinas de música e movimento, narração de histórias e oficinas de formação para educadores. É palestrante com temas sobre criatividade, brincadeiras musicais e educação musical, tendo atuado junto ao SINPEEM (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal – SP) em diversos workshops e cursos voltados para educadores da rede pública e também no 25º Congresso de Educação, acontecido em 2014. É responsável pelo portal artedacrianca.com.br onde distribui textos, vídeos e áudio com brincadeiras musicais para a primeira infância.
Teca Alencar de Brito - Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP, Bacharel em Piano e Licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Música. Professora e pesquisadora no Departamento de Música da USP, fundou, há cerca de trinta anos, a Teca Oficina de Música, núcleo de educação musical, em São Paulo, voltado à formação de crianças, adolescentes, adultos e educadores. Autora de livros e artigos na área, além de CDs que documentam a produção musical de crianças e adolescentes da TECA-Oficina de Música. É a atual vice-presidente do FLADEM – Fórum Latinoamericano de Educação Musical.
Oficina 7 – Música de brincar:
brincadeiras musicais para a primeira infância
Responsável: Shauan Bencks, Rodrigo Martins Garcia e Eric Brandão – Casa do Brincar
Data da Oficina: 03 de outubro de 2015 – De 10h
às 11h 30min
Ementa: A
oficina Música de Brincar é ministrada pelos educadores musicais Shauan Bencks,
Eric Brandão e Rodrigo Pança, em uma parceria com a Casa do Brincar, espaço de
recreação e cuidado infantil. Esta oficina é uma das frentes de trabalho da
Banda Música de Brincar, grupo com show musical interativo e que leva ao
público um espetáculo estruturado com diversas brincadeiras, para que
educadores, famílias e crianças divirtam-se durante o show.
A oficina é pensada para educadores e pais, não
necessitando que sejam musicistas, e é direcionada a quem está em contato com a
primeira infância. Trata-se de uma atividade muito dinâmica, com bastante
movimentação, brincadeiras com mãos, pequenas histórias, jogos cumulativos,
adereços e afins.
Shauan Bencks é
educador licenciando em Educação Musical pela FAC-FITO em Osasco/SP, é
violonista, regente de coral, arranjador e produtor musical. É professor de
musicalização infantil na Casa do Brincar, espaço de recreação e cuidado
infantil; no Centro de Convivência Infantil do Instituto Butantan; na Escola de
Educação Infantil Vila do Aprender e na Escola Ascensional MELE, todos os
espaços em São Paulo/SP; e no Lar Jesus Entre as Crianças, ONG em Osasco/SP. É
compositor e músico da banda Música de Brincar, grupo com show de músicas e
brincadeiras para crianças (desde 2010) e é músico do Bloco Colherim Casa do
Brincar, bloco de carnaval dirigido pelo músico Estêvão Marques (Barbatuques,
Palavra Cantada e Grupo Triii), desde 2014.
Rodrigo Martins Garcia, mais
conhecido como Pança! É professor de capoeira, ritmista, brincante, aprendiz de
griô e trabalha na Educação há exatos 10 anos. Estudante de Pedagogia na
Faculdade Cruzeiro do Sul. Fez os cursos: “Ensino e aprendizagem da capoeira na
Educação Infantil” no Centro de pratica esportiva da USP; Curso de Extensão Universitária
“Pedagogia Griô e Conhecimento Partilhado” realizado na Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas da USP; Curso de “Contação de História” na biblioteca
Álvaro Guerra/SP. Recentemente participou dos Encontros de Formação realizado
pela Casa do Brincar: “A antropologia da infância e a Importância do Brincar”
com Adriana Friedmann, “Cultura e Brincadeiras Populares” com Estevão Marques e
"Muitas coisas, poucas palavras" com Chico dos bonecos. Atualmente,
dá aulas na educação infantil em escolas públicas e privadas, tais são: Ponto
de Cultura Amorim Rima/C.E.A.CA; Escola
de Educação Infantil Ponto de Partida; colégio Te-Arte; Creche Instituto
Butantã; EMEF Des. Amorim Lima; e Casa do Brincar, atua desenvolvendo proposta
com "Brincadeiras e ritmos tradicionais”.
Eric Brandão é bacharel em Música Popular, graduado pela FAC-FITO/Conservatório Villa Lobos, em Osasco/SP, tendo estudado com diversos professores que são referências nacionais no ensino da Música e Musicalização. Também é graduado em Letras pela UNIFIEO em Osasco/SP (Português/Inglês). Atua como professor de Inglês e Musicalização na Rede Municipal de Osasco – EMEF Oscar Pennacino, é professor de guitarra, violão e teclados na Saraiva & Tangary – Escola de Música e Luthieria, e ministra oficinas semanais de musicalização infantil na Casa do Brincar, em São Paulo/SP. É compositor, cantor, violonista, guitarrista, arranjador e escritor. Integra a banda “Música de Brincar”, grupo com show interativo para crianças, é músico do “Bloco Colherim Casa do Brincar”, bloco de carnaval dirigido pelo músico Estevão Marques (Barbatuques, Palavra Cantada e Grupo Triii) e “freelancer” como guitarrista e violonista no grupo “Palavra Cantada”, grupo dedicado à música para crianças, e na Companhia de “Teatro Letra Jovem”, companhia de teatro dedicada ao público jovem, com peças teatrais das principais obras literárias dos vestibulares.
8 – Oficina de Musicografia
Braille: estratégias metodológicas em educação musical de cegos
Responsável: Isabel Bertevelli – Coordenadora
Pedagógica do Instituto Padre Chico
Data da Oficina: 02 de outubro de 2015 – De 11h 30min às 13h
Ementa: A
oficina pretende mostrar caminhos utilizados no trabalho musical com alunos do
Instituto de Cegos Padre Chico, a partir de aspectos da abordagem
Orff-Schulwerk, dentro do contexto da expressão vocal, instrumental e corporal.
Pudemos refletir sobre algumas ações: como se processa o desenvolvimento
musical de deficientes visuais (cegos); de que maneira o movimento faz sentido
para a pessoa que não vê e qual o papel do educador frente ao desafio da
inclusão de deficientes visuais. Reflexões e experiências que servem como
parâmetro para condutas no caminho de uma Educação Musical que privilegie
todos, independente de sua condição ou limitação.
Oficina 9 – Brincando com o corpo:
vivências de escuta e movimento expressivo
Responsável:
Ilza Zenker Leme Joly
Data
a Oficina: 03 de outubro de 2015 – De 10h às 11h 30min
Ementa: com
base em um repertório musical diversificado essa oficina traz uma proposta para
escuta ativa relacionada ao movimento expressivo na aula de música. O objetivo
é abordar uma coleção de atividades que oferecem oportunidades de
desenvolvimento motor, cognitivo, expressivo e criativo, utilizando o corpo
para interpretar e criar ideias, frases, timbres, intensidades, alturas
musicais. Movimentos rápidos, lentos, contidos, repentinos, pesados, leves,
individual, em pares e grupos, são formas de ouvir e de interpretar a música!
Venha conhecer essa proposta prazerosa que tem potencial para incrementar sua
aula de música.
Ilza Zenker Leme Joly:
Fundadora do curso de Licenciatura em Música com habilitação em Educação
Musical na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Educação
Especial e doutora em Educação, especialista em Musicoterapia, professora
orientadora no Programa de Pós-Graduação
em Educação da UFSCar. Com experiência na área de Educação, com ênfase em
Educação Musical, atua principalmente nos seguintes temas: educação musical,
música na comunidade, música instrumental, educação e formação de professores.
Tem participado de cursos e congressos de educação musical em vários lugares do
mundo desde 1991.
Olá! No quadro diz que as oficinas de sexta vão das 10h as 11h30, mas na descrição de alguma delas, diz que vai das 10h as 12h30, qual está certo? É possível participar de duas oficinas no mesmo dia?
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