Oficinas

Para se inscrever nas Oficinas é necessário, apenas, escolher a Oficina desejada no momento da inscrição.

Tabela Organizacional das Oficinas:


Dia
Horário/sala
Oficina
02/10 –
6ª feira
10h às 12h30
(Sala 112)

Oficina 1 – Voz/corporeidade e criação sonoro-musical

Responsável: Consiglia Latorre
– Universidade Federal do Ceará
02/10 –
6ª feira
10h às 11h30
(Sala 114)
Oficina 3 – Da exploração à improvisação: práticas criativas com a flauta doce

Responsável: Cláudia Freixedas
02/10 –
6ª feira
11h30 às 13h
(Sala 114)
Oficina 5 – Músicas indígenas: Pesquisa e prática

Responsáveis: Magda Pucci e Berenice de Almeida
02/10 –
6ª feira
11h30 às 13h
(Sala 108)
8 – Oficina de Musicografia Braille: estratégias metodológicas em educação musical de cegos

Responsável: Isabel Bertevelli
– Coordenadora Pedagógica do Instituto Padre Chico
03/10 – Sábado
10h às 11h30
(Sala 201)
Oficina 6 – Os jogos de improvisação na proposta pedagógica de Hans-Joachim Koellreutter

Responsável: Teca Alencar de Brito
03/10 – Sábado
10h às 11h30
(Sala 108)
Oficina 7 – Música de brincar: brincadeiras musicais para a primeira infância

Responsáveis: Shauan Bencks, Rodrigo Martins Garcia e Eric Brandão
– Casa do Brincar
03/10 – Sábado
10h às 11h30
(Sala 403)
Oficina 9 – Brincando com o corpo: vivências de escuta e movimento expressivo

Responsável: Ilza Zenker Leme Joly


Para conhecer mais acerca dos oficineiros, bem como saber a proposta da Oficina, leia as ementas e currículos a baixo:


Oficina 1 – Voz/corporeidade e criação sonoro-musical

Responsável: Consiglia Latorre – Universidade Federal do Ceará
Data da Oficina: 02 de outubro de 2015 – De às 10h até 12h 30min

Ementa: Esta oficina visa um encontro com a re-descoberta da voz, numa abordagem orgânica, proporcionando a cada pessoa um encontro com sua própria sonoridade, seu ritmo, partindo da pesquisa e exploração de movimentos conectados com som vocais. Durante o encontro, corpo e voz são trabalhados como veículos de uma expressão sonora autêntica, desenvolvendo a capacidade criativa individual e em grupo.


Consiglia Latorre: Cantora e compositora, Consiglia Latorre iniciou carreira, em São Paulo, nos anos 80. Foi vocalista dos compositores brasileiros Toquinho e Chico Buarque. Como solista e compositora realizou, entre outros, o show Em Torno do Tom, com as composições de Tom Jobim e gravou o CD solo, Tempo da Delicadeza, entre outros. Estagiou no THE HOUSE FOUNDATION OF ART em NY, com a artista multimídia Meredith Monk. De 1992 a 2002 coordenou o Depto de Canto popular da Universidade Livre de Música Tom Jobim e foi professora de canto no Curso de Música Popular na Unicamp.
Mestre, na área de música, Unesp-SP e Doutora em Educação Musical pela UFC-CE, aonde é professora adjunta do Instituto de Cultura e Arte. Colabora com artista-docente em residências artísticas voltadas para a educação musical no âmbito a formação humana, na Fundação Gulbenkian em Lisboa, desde 2012. 


Oficina 3 – Da exploração à improvisação: práticas criativas com a flauta doce

Responsável: Cláudia Freixedas
Data da Oficina: 02 de Outubro de 2015 – De 10h às 11h 30min

Ementa: Esta oficina pretende promover uma vivência com as possibilidades expressivas da flauta doce. A partir de atividades de exploração sonora com a flauta doce e dos resultados sonoros obtidos realizar jogos de improvisação e de escuta, composições, arranjos, além de uma aproximação com técnicas e repertório contemporâneos.
Integraremos momentos de reflexão e discussões a partir dos elementos vivenciados, permitindo uma assimilação mais consciente e uma troca entre as experiências individuais e as atividades apresentadas.

Público alvo: Professores de Educação Musical e estudantes de música que tenham interesse em didática instrumental.
Cada participante deverá ter 1 flauta doce (podendo ser soprano, contralto, tenor , baixo ou sopranino)
  
Claudia Freixedas: Educadora musical e flautista doce, formada pela Universidade de São Paulo, com especialização em Música Barroca no Conservatório Real de Haia e Mestre pela ECA-USP. Gerente Pedagógica da Associação amigos do Guri, Professora na Faculdade Integral Cantareira-SP e integrante da equipe pedagógica do Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. Atua como flautista doce em diversos grupos musicais. Lecionou na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA-SP) de 2000 a 2012.
Vem participando de Seminários e Congressos, no Brasil e exterior, apresentando trabalhos relativos às pesquisas relativas a práticas criativas no ensino de flauta-doce. Como concertista atua em vários grupos como: Quarteto Fontegara, Trio Sospirare, Doce Fole e Doces Diálogos que se apresentam em diversas salas de concerto executando repertório de Música Antiga, Popular Brasileira e Contemporânea. Em 2009 gravou um DVD junto ao Quinteto Sopro Novo Yamaha, tendo realizado mais de 80 concertos por todo o Brasil.


Oficina 5 – Músicas indígenas: Pesquisa e prática

Responsável: Magda Pucci e Berenice de Almeida
Data da Oficina: 02 de Outubro de 2015 – De 11h 30min às 13h

Ementa: Nesta oficina, realizaremos uma prática musical com repertório indígena, abordando músicas de alguns povos como Kambeba, Paiter Suruí, Kaingang, Krenak entre outros. Por meio dessa prática, pretendemos estimular a reflexão sobre a  grande diversidade cultural do Brasil e desmitificar a ideia de que as músicas indígenas são todas iguais. Atividades como cantar em diferentes línguas indígenas, entrar em contato com conteúdos mitológicos, ouvir o som de determinados instrumentos, perceber a forma como a música se insere na vida cotidiana indígena fazem parte da prática musical a ser desenvolvida nessa oficina. Em paralelo à prática, desenvolveremos uma reflexão sobre o papel da oralidade nessas tradições, que se encontra ligada intrinsecamente à musicalidade, proporcionando assim, uma experiência das nossas mais remotas origens, além de também propor possíveis formas de utilização do repertório indígena em sala de aula.

Magda Pucci - Magda Pucci é musicista e pesquisadora da música de vários povos. Formada em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é mestre em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutoranda em Creative Arts and Performance pela Universidade de Leiden na Holanda. É diretora musical do grupo Mawaca há 18 anos, onde desenvolve extensa pesquisa de repertório multicultural aplicada à prática musical. O Mawaca tem seis CDs e quatro DVDs lançados e se vem se apresentando em diversos países. Seu mais recente espetáculo ‘Pelo mundo com Mawaca’ se volta para o universo infantil. Produziu e apresentou o programa de rádio Planeta Som por 13 anos (USP-FM e Multikulti na Alemanha e Suécia), implantou o curso de canto do projeto social “Meninos do Morumbi” e coordenou os projetos “Orquestra Mediterrânea” (SESC) e “Grupo de Refugiados” do SESC Carmo. É autora do livro didático Outras terras, outros sons (Callis) com Berenice de Almeida, De todos os cantos do mundo (Cia. das Letrinhas) com Heloisa Prieto, A Floresta Canta – Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil (Peirópolis) e a Grande Pedra (Saraiva) em parceria com Berenice de Almeida. Também dá palestras, oficinas e cursos de músicas do mundo e música indígena brasileira há mais de 10 anos.

Berenice de Alemida -  Educadora Musical e pianista, formada pelo Departamento de Música da ECA -USP. É mestranda em Educação musical sob orientação de Teca Alencar de Brito, na ECA – USP. Publicou o livro “Música para crianças: possibilidades para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental” da Coleção Como eu ensino (Melhoramentos, 2014); em parceria com Gabriel Levy, cinco livros do professor da Coleção “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” (Melhoramentos, 2010 ) e dois livros do professor da Coleção “Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada” (Melhoramentos, 2012 ). Em parceria com Magda Pucci,  escreveu o livro “A Floresta canta: uma expedição sonora do Brasil” (Peirópolis, 2014); o artigo “Músicas do Mundo” in: A Música na Escola (Allucci & Associados Comunicações, 2012 ) e o livro “Outras Terras, Outros Sons” ( Callis, 2003 ).  Foi parecerista na elaboração do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil na área de Música (MEC-2000) e administrou o grupo La Voz de los Niños , atividade acadêmica do FLADEM Fórum Latino-Americano de Educação Musical (2012 ). Atualmente, participa do Núcleo de Criação e da Equipe Formativa do Programa de Capacitação “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”. Desde 1990 até os dias atuais, desenvolve um trabalho de iniciação musical e iniciação ao piano com crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), de São Paulo (SMCSP) e ministra cursos e oficinas de formação musical para professores de Educação Infantil e Fundamental em escolas e instituições ligadas à educação.



Oficina 6 -  Os jogos de improvisação na proposta pedagógica de Hans-Joachim Koellreutter

Responsável: Teca Alencar de Brito
Data da Oficina: 03 de outubro de 2015 – De 10h às 11h 30min

Ementa: A Oficina abordará os princípios pedagógico-musicais norteadores da proposta de educação musical desenvolvida por Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005), propondo a realização de alguns jogos de improvisação que trabalham com conceitos e aspectos musicais e humanos diversos. 
Atua como oficineiro pela Secretaria de Cultura do Município de Osasco/SP, com oficinas de produção musical, e também na rede SESC, com oficinas de música e movimento, narração de histórias e oficinas de formação para educadores. É palestrante com temas sobre criatividade, brincadeiras musicais e educação musical, tendo atuado junto ao SINPEEM (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal – SP) em diversos workshops e cursos voltados para educadores da rede pública e também no 25º Congresso de Educação, acontecido em 2014. É responsável pelo portal artedacrianca.com.br onde distribui textos, vídeos e áudio com brincadeiras musicais para a primeira infância.

Teca Alencar de Brito - Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP,  Bacharel em Piano e Licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Música. Professora e pesquisadora no Departamento de Música da USP, fundou, há cerca de trinta anos, a Teca Oficina de Música, núcleo de educação musical, em São Paulo, voltado à formação de crianças, adolescentes, adultos e educadores. Autora de livros e artigos na área, além de CDs que documentam a produção musical de crianças e adolescentes da TECA-Oficina de Música. É a atual vice-presidente do FLADEM – Fórum Latinoamericano de Educação Musical.

Oficina 7 – Música de brincar: brincadeiras musicais para a primeira infância

Responsável: Shauan Bencks, Rodrigo Martins Garcia e Eric Brandão – Casa do Brincar
Data da Oficina: 03 de outubro de 2015 – De 10h às 11h 30min

Ementa: A oficina Música de Brincar é ministrada pelos educadores musicais Shauan Bencks, Eric Brandão e Rodrigo Pança, em uma parceria com a Casa do Brincar, espaço de recreação e cuidado infantil. Esta oficina é uma das frentes de trabalho da Banda Música de Brincar, grupo com show musical interativo e que leva ao público um espetáculo estruturado com diversas brincadeiras, para que educadores, famílias e crianças divirtam-se durante o show.
A oficina é pensada para educadores e pais, não necessitando que sejam musicistas, e é direcionada a quem está em contato com a primeira infância. Trata-se de uma atividade muito dinâmica, com bastante movimentação, brincadeiras com mãos, pequenas histórias, jogos cumulativos, adereços e afins.

Shauan Bencks é educador licenciando em Educação Musical pela FAC-FITO em Osasco/SP, é violonista, regente de coral, arranjador e produtor musical. É professor de musicalização infantil na Casa do Brincar, espaço de recreação e cuidado infantil; no Centro de Convivência Infantil do Instituto Butantan; na Escola de Educação Infantil Vila do Aprender e na Escola Ascensional MELE, todos os espaços em São Paulo/SP; e no Lar Jesus Entre as Crianças, ONG em Osasco/SP. É compositor e músico da banda Música de Brincar, grupo com show de músicas e brincadeiras para crianças (desde 2010) e é músico do Bloco Colherim Casa do Brincar, bloco de carnaval dirigido pelo músico Estêvão Marques (Barbatuques, Palavra Cantada e Grupo Triii), desde 2014.

Rodrigo Martins Garcia, mais conhecido como Pança! É professor de capoeira, ritmista, brincante, aprendiz de griô e trabalha na Educação há exatos 10 anos. Estudante de Pedagogia na Faculdade Cruzeiro do Sul. Fez os cursos: “Ensino e aprendizagem da capoeira na Educação Infantil” no Centro de pratica esportiva da USP; Curso de Extensão Universitária “Pedagogia Griô e Conhecimento Partilhado” realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; Curso de “Contação de História” na biblioteca Álvaro Guerra/SP. Recentemente participou dos Encontros de Formação realizado pela Casa do Brincar: “A antropologia da infância e a Importância do Brincar” com Adriana Friedmann, “Cultura e Brincadeiras Populares” com Estevão Marques e "Muitas coisas, poucas palavras" com Chico dos bonecos. Atualmente, dá aulas na educação infantil em escolas públicas e privadas, tais são: Ponto de Cultura Amorim Rima/C.E.A.CA; Escola de Educação Infantil Ponto de Partida; colégio Te-Arte; Creche Instituto Butantã; EMEF Des. Amorim Lima; e Casa do Brincar, atua desenvolvendo proposta com "Brincadeiras e ritmos tradicionais”.

Eric Brandão é bacharel em Música Popular, graduado pela FAC-FITO/Conservatório Villa Lobos, em Osasco/SP, tendo estudado com diversos professores que são referências nacionais no ensino da Música e Musicalização. Também é graduado em Letras pela UNIFIEO em Osasco/SP (Português/Inglês). Atua como professor de Inglês e Musicalização na Rede Municipal de Osasco – EMEF Oscar Pennacino, é professor de guitarra, violão e teclados na Saraiva & Tangary – Escola de Música e Luthieria, e ministra oficinas semanais de musicalização infantil na Casa do Brincar, em São Paulo/SP. É compositor, cantor, violonista, guitarrista, arranjador e escritor. Integra a banda “Música de Brincar”, grupo com show interativo para crianças, é músico do “Bloco Colherim Casa do Brincar”, bloco de carnaval dirigido pelo músico Estevão Marques (Barbatuques, Palavra Cantada e Grupo Triii) e “freelancer” como guitarrista e violonista no grupo “Palavra Cantada”, grupo dedicado à música para crianças, e na Companhia de “Teatro Letra Jovem”, companhia de teatro dedicada ao público jovem, com peças teatrais das principais obras literárias dos vestibulares.


8 – Oficina de Musicografia Braille: estratégias metodológicas em educação musical de cegos

Responsável: Isabel Bertevelli – Coordenadora Pedagógica do Instituto Padre Chico
Data da Oficina: 02 de outubro de 2015 – De 11h 30min às 13h 

Ementa: A oficina pretende mostrar caminhos utilizados no trabalho musical com alunos do Instituto de Cegos Padre Chico, a partir de aspectos da abordagem Orff-Schulwerk, dentro do contexto da expressão vocal, instrumental e corporal. Pudemos refletir sobre algumas ações: como se processa o desenvolvimento musical de deficientes visuais (cegos); de que maneira o movimento faz sentido para a pessoa que não vê e qual o papel do educador frente ao desafio da inclusão de deficientes visuais. Reflexões e experiências que servem como parâmetro para condutas no caminho de uma Educação Musical que privilegie todos, independente de sua condição ou limitação.


Oficina 9 – Brincando com o corpo: vivências de escuta e movimento expressivo

Responsável: Ilza Zenker Leme Joly
Data a Oficina: 03 de outubro de 2015 – De 10h às 11h 30min

Ementa: com base em um repertório musical diversificado essa oficina traz uma proposta para escuta ativa relacionada ao movimento expressivo na aula de música. O objetivo é abordar uma coleção de atividades que oferecem oportunidades de desenvolvimento motor, cognitivo, expressivo e criativo, utilizando o corpo para interpretar e criar ideias, frases, timbres, intensidades, alturas musicais. Movimentos rápidos, lentos, contidos, repentinos, pesados, leves, individual, em pares e grupos, são formas de ouvir e de interpretar a música! Venha conhecer essa proposta prazerosa que tem potencial para incrementar sua aula de música.

Ilza Zenker Leme Joly: Fundadora do curso de Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Educação Especial e doutora em Educação, especialista em Musicoterapia, professora orientadora no Programa  de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atua principalmente nos seguintes temas: educação musical, música na comunidade, música instrumental, educação e formação de professores. Tem participado de cursos e congressos de educação musical em vários lugares do mundo desde 1991. 

Um comentário:

  1. Olá! No quadro diz que as oficinas de sexta vão das 10h as 11h30, mas na descrição de alguma delas, diz que vai das 10h as 12h30, qual está certo? É possível participar de duas oficinas no mesmo dia?

    ResponderExcluir